Displasia Coxo Femural 

 

 

 

Essa terrível doença de etiologia multifatorial que afeta os cães deixa muitos criadores e proprietários preocupados. Convém saber, nós do Canil Kyrios nos preocupamos com a saúde de nossas matrizes e padreadores, por isso temos como regra somente acasalar cães aptos para reprodução, o que deve ser precedido pelos exames radiológicos do casal que irá reproduzir. Os laudos radiológicos fazem parte integrante de nosso contrato.

Sabe-se que a utilização de cães reprodutores normais reduz a incidência da doença, mas não elimina totalmente o problema, pois existe a possibilidade de nascerem cães portadores de displasia oriundos de acasalamento correto.  As pesquisas cientificas caminham para a identificação dos genes responsáveis pela transmissão da doença.

As raças mais acometidas pela displasia de quadril são: Golden retriever, o Rottweiler, Pastor alemão, Labrador Retriever, Bernese Mountain Dog, São Bernardo, Dogue Alemão e Buldogue inglês.

 A doença pode se manifestar precocemente entre 4 e 10 meses de idade com sintomas que variam de dor no quadril, claudicação, diminuição da atividade física, os cães evitam saltar, correr, subir ou descer escadas, atrofia da musculatura da coxa, entre outros.

Para você que quer saber mais sobre a displasia, segue abaixo alguns artigos científicos para melhor entendimento:

 

 

 

 

 

·Hip Dysplasia in Dogs -  http://www.akc.org/content/health/articles/hip-dysplasia-in-dogs/