Introdução na Inglaterra

&

Desenvolvimento da raça

 

O Labrador chegou a Inglaterra em 1800, por pescadores procedentes das regiões do Canadá, chegando aos portos de Poole e de Clide, respectivamente em Dorset e na Escócia.

 

 

península do labrador
península do labrador

Esses pescadores os empregavam em diversos serviços em barcos pesqueiros, que transportavam para a Europa, a pesca adquirida naquelas regiões.

 

terra nova

Logo na chegada à Inglaterra, o labrador foi reconhecido pelas suas excelentes características, como retriever, busca, guia e companhia. Por esses motivos os criadores de cães ingleses iniciaram a criação e seleção para estabelecer um padrão na raça Retriever do Labrador, e passaram a usa-los para cruza com outras raças na intenção de criar novas raças com suas características.

 

terra nova

Foi na Inglaterra que os criadores realmente definiram a raça, no fim do séc. XIX e inicio do séc. XX.Esse fato ocorreu no condado de Dorset, pela atuação do Conde de Malmesbury, que criou o Labrador como um excelente retriever, ou seja, um cão que busca a caça abatida e a traz com extremo cuidado na mandíbula para não ferir a caça, de volta ao seu comandante.

terra nova

O Duque de Buccleuch, o Conde de Home e Lord Scott foram outros criadores que, mais tarde, se interessaram pela raça e passaram a cria-la.Com o passar do tempo a raça foi sendo aperfeiçoada, mas mantendo suas características originais.O seu desenvolvimento na Inglaterra, foi devido ao fato de caçadores ingleses reconhecerem que o labrador era um excelente retriever e cruzas com outras raças que era obtidas novas raças com essa característica.

terra nova

1870: Um fato importante no desenvolvimento da raça foi que nesse ano o jornal “Illustred London News” haver publicado um artigo no qual preconizavaa diferenciação entre o Labrador e o Terranova. “Seria desejável ve-los divididos em 2 classes: o Terranova e o Labrador negro (carvão) são sem duvida raças distintas.” Além de já estar sendo sugerido o reconhecimento da raça Retriever do Labrador.

labrador
labrador

1884: A primeira criação de labradores foi realizada nesse ano em um canil de Hollande Hibbert;

 

1885: Nasce Buccleuch Avon , selecionado por Lord Malmesbury, que foi um dos primeiros grandes reprodutores formadores de linhagem.

 

1887: Foi estabelecido na Inglaterra o primeiro padrão ou standard da raça Retriever do Labrador.

 

Alguns nomes são importantes na historia do desenvolvimento do labrador por serem criadores que souberam explorar bem as características da raça, esses são: Coronel Peter Hawker, Lord Knutsford, Lord Home e o Duque de Buccleuch.

 

1904: Nesse ano a raça Retriever do Labrador foi reconhecida pelo Kennel Club Inglês.

 

1916: Foi fundada a Associação da Raça Labrador, em seguida fixou o padrão da raça que foi atualizado após a segunda grande guerra mundial.

 

1917: A raça Retriever do Labrador foi reconhecida oficialmente nos EUA, (Estados Unidos da América) pelo Kennel Club Americano.

 

1925: Foi fundado na Inglaterra , o Clube dos Labradores Amarelos, devido à atuação da Sr. Verônica Wormald.

 

1932 e 1933: O campeão Labrador Bramshaw Bob, da criadora Condessa de Lorna Howe conquistou, nesses dois anos seguidos, na Inglaterra, o título de Best in Show, na Exposição de Crufts.

 

1959: A cor amarela foi reconhecida e incluída no padrão da raça.

 

A raça Retriever do Labrador foi classificada no GRUPO I- CÃES DE CAÇA E TIRO.

 

A Sr. Gwen Broadley foi outra pessoa que teve uma influência marcante na formação, produzindo cães extraordinários e com excelente temperamento. Mencionando Sandyland que teve mais de 70 campeões entre os seus descendentes.Da Inglaterra, a raça Labrador foi se espalhando para outros países, começando pelos anglo-saxões.

 

1988: Foi organizado o padrão oficial da raça, reconhecido pela Federação Cinológica Internacional.

 

Sua chegada ao Brasil ocorreu nos anos 60, trazida da Inglaterra e Estados Unidos, fazendo um grande sucesso em exposições.

 

Em 1987 já havia, no Brasil muitos Labradores com títulos nas categorias Campeão e Grande Campeão, superando outras raças tradicionais.

 

A principio no Brasil, o padrão deixava muito a desejar, mas com o aumento da importação de boas linhagens e desenvolvimento de criadores o padrão foi melhorando e hoje temos excelentes linhagens brasileiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

labrador